Município promoveu palestra sobre "Nova Pobreza" - Entroncamento Online

11-03-2013 21:31
Decorreu, no dia 8 de março, uma Palestra subordinada ao tema “Nova Pobreza”, que teve como orador, António Alexandre Nobre Evaristo, detentor de um vasto currículo na área social e no acompanhamento a famílias mais vulneráveis.
 
O evento decorreu na Sala da Cultura do Pavilhão Desportivo Municipal. A abertura da Palestra esteve a cargo da Vice-Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Paula Costa e teve como moderador Arnaldo Marques, atual Presidente da CPCJ do Entroncamento.
 
A sala esteve praticamente cheia de estudantes e adultos, interessados ouvir especialistas abordarem o tema, a que se seguiu um debate sobre esta problemática emergente na nossa sociedade. Estiveram presentes, para além dos convidados e representantes dos órgãos de Comunicação Social, técnicos da área social e da área da saúde, alunos e professores da Escola Secundária com 3º. Ciclo do Entroncamento e da Escola Profissional Gustave Eiffel.
 
O orador abordou questões diretamente relacionadas com a temática da Pobreza, tendo feito a apresentação de um ensaio onde focou os novos desafios no domínio da pobreza e da exclusão social, as causas, os novos contextos, o desemprego e as dificuldades vividas no seio das famílias, bem como a pressão dos grupos de referência que conduzem ao endividamento das pessoas que se deixam pressionar e viver das aparências. Estas são as maiores vítimas, certamente, do endividamento. No final, houve ainda um espaço para reflexão e debate.